terça-feira, 11 de agosto de 2009

dinheiro, pra que? Ela é bailarina!

Para que ser bem remunerado em dança?

Afinal, bailarina de dança do ventre :

-mora em tendas no deserto e não paga aluguel, IPTU e condomíneo.
- não precisa de convênio médico já que lá no fundo todo mundo sabe que ela é um ser além das condições humanas normais, e está sempre rodeada por forças divinas.
-seus filhos não vão a escola e não precisam de aulas de natação pois ela é bailarina e não mãe, esqueceu?
- não faz compras no mercado, aliás comer pra que? ela precisa se manter em forma e se alimenta da admiração alheia.
-tem passe livre em restaurantes, simplesmente por ser parte da imaginação humana e merecer respeito pelas lantejoulas que carrega há séculos.
- não precisa se preocupar com a pele já que existe photoshop e no final tudo se resolve com uma luz baixa, ou sem luz mesmo.
- roupa de dança do ventre é barato, vende até na 25 de março. (E sempre tem aquela tia ou avó que sabe bordar)
- não precisa pagar para fazer aulas, dança é como a tecnologia bluetooth, é só estar perto de outros talentos que a transmissão acontece.
- não precisa de roupas comuns, os trajes da dança são as peças mais bonitas do seu armário e se eu fosse ela sairia na rua com eles, iria arrasar geral.
- IPVA, Seguro e licenciamento, táxi ou ônibus. Como assim, e o camelo?????
- Véu arco-íris é coringa, combina com qualquer roupa e assim economiza.
- Ela ganha muitos presentes dos homens ricos e poderosos que a cercam, inclusive muitas jóias para combinar com as roupas.
- Viver de dança é viver em meio a muito glamour, não há necessidade de almejar mais coisas na vida.
- Bailarina não tira férias, afinal a vida dela não tem stress, então férias pra que? E quem vai me dar aulas enquanto ela estará fora....nem pensar!!!
- viagem a trabalho??? você só pode estar brincando, ? Além do mais toda vez que ela viaja é para fazer o que mais gosta, então não é trabalho, além de dançar ela ganha hospedagem e passagem...assim é fácil!
- despesas com tecnologia passam longe do orçamento, porque computador, mp3, ipod, camera digital fotográfica e filmadora são artigos supérfluos para uma profissão que fala de corpo em movimento, então trate de se mexer e pare de reclamar.

Sendo assim não é necessário ganhar dinheiro, não é mesmo??!?1?

Seria engraçado se não fosse real. Tem academia grande e mega famosa que paga R$6,00 a hora aula, o que deve totalizar R$ 72,00 por mês, esse foi um exemplo, mas a grande maioria dos contratantes exerce muito mal a valorização do seu prestador de serviço. Isso é geral, para aulas, workshops e shows, quem dirá para outras participações do artista.

Pense bem se é certo pensar que sua professora ou bailarina não necessita de remuneração de respeito.Parece brincadeira, mas o fato é que nossa condição para viver é a mesma de qualquer cidadão, trabalhar para comprar o pão....e o pão custa dinheiro.....

E as colegas bailarinas podem pedir licença ao seu ego para fazer a negociação com consciência, pois ele coloca o desejo de estar em determinado palco ou de atuar em tal sala de aula em primeiro lugar e se torna o maior facilitador para pensamentos absurdos em relação a valorização do seu trabalho.

5 comentários:

  1. Minha flor!
    Ri com amargura, mas é berdade ein?
    pessoal acha que bailarina vive de vento, se alimenta de nada e se veste so com as malhas de aula.
    'Pra queee dinheiro? Não é diversão não o que tu faz???'
    A gente vive de amor....
    Aham.
    Pessoal esquece que por maior que seja o amor, ele não paga aluguel. Nem gasolina. Nem enche barriga, [a não ser o amor dos apaixonados, mas aí é outro negócio =p].
    Beijoooo grande!!

    ResponderExcluir
  2. disse tudo!! e adorei o tom! hahaha

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ket,

    já estava sentindo sua falta...rs..

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Barbara,

    Eu não tenho costume de ser muito irônica, mas confesso que me espanto com a quantidade de pessoas inteligentes, com estudo e etc...que realmente desmereçem o trabalho do artista. Espero que o tom ajude na reflexão.
    bjs

    ResponderExcluir