sexta-feira, 10 de julho de 2009

A métrica da Emoção - Maurício Mozaiek




M&M: muito brega, mas esse foi o apelido dado para o querido Mauricio Mozaiek há tempos atrás. Difícil não reconhecer o talento deste músico, o próprio sobrenome já lhe dá uma herança de sucesso. Mas poucos sabem do talento imenso e diferenciado que esse profissional exala em sala de aula e nos palcos.

Isso porque geralmente em uma formação tradicional de bandas árabes, o Daff, instrumento executado pelo Maurício, é parte do conjunto de percussões, e no contexto mais habitual ele não exerce participações de muito destaque individualmente. Mas por favor, não interpretem isso como um papel desnecessário, mas sim como parte do conjunto da obra. E como comerciante, e artista de agenda cheia, falta tempo para se dedicar a muitos projetos didáticos.

O quero dizer é que eu tive a oportunidade de ver a atuação do pandeiro árabe de maneira diferenciada em formações diferentes e com impressionante execução de sons, ritmos e floreios, e assim me apaixonei!

Comecei a fazer aulas de musicalidade em 2005, apesar de ter participado de muitos cursos e aulas de ritmos anteriormente. Queria saber outras coisas além de baladi e said, queria que alguém ouvisse meus anseios com a música, porque ela é a minha primeira inspiração para dançar, e assim começamos a desenvolver estudos direcionados a métrica da emoção. Baseado em estilos, sons, instrumentos, nuances, andamento, pulsação, ritmos, cadências e sensibilidades meu universo de estudo foi abrindo portas e mais portas para motivação da expressão.

A pessoa Mauricio é um ser encantador, com todo respeito a minha amiga e colega Michelli, esposa. De uma gentileza e sensibilidade difícil de encontrar em meio a tantos comportamento desprezíveis do meio artístico árabe, e acabou se mostrando um professor fantástico, cheio de possibilidades didáticas e com competência acima do comum. Recentemente ministrou um curso de percussão árabe no SESC para músicos ocidentais principalmente, e por onde passa deixa o povo impressionado com sua agilidade e habilidade em um instrumento tão cheio de recursos.

E o que dizer de um músico que toda vez que vai participar de um evento, chega muito antes da hora marcada, tem compromisso com ensaios e faz questão de saber o que a bailarina quer para o show, deixando a gente mais do que tranqüila quanto a parte musical?? Sem falar no comportamento execelente me cursos e aulas, com seriedade e atençaõ. Um presente, não é mesmo?!!?

Hoje, também conheço outros profissionais incrivelmente competentes e dedicados, que me despertam grande prazer de dividir projetos de dança, mas vou escrever mais sobre cada um em breve.

Por hora gostaria de abrir o marcador música árabe, com meu amigo e professor Maurício, dizendo que através de uma parceria de anos, descobri que minha segurança em dança foi efetivamente consagrada através do conhecimento da métrica musical árabe. Muito do que vou escrever é fruto minhas aulas de música, que não têm prazo para terminar, e agora já somam 4 anos de estudos semanais, e espero seja assim por muitos outros anos, pois a música abre um universo de possibilidades para minha inspiração.



2 comentários:

  1. "tantos comportamentos desprezíveis do meio artístico árabe", ui! Rs, aprovo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Mi,
    eu estou tentando ser tão sutil quanto pessoalmente, mas vejo que o mundo virtual alimenta a manifestação de algumas verdades..rs...
    beijusss

    ResponderExcluir