sexta-feira, 10 de julho de 2009

1,2,3.....vamos começar de novo!

DUM TAK ...DUM DUM TAK, said?

NÃO, não não !!! Para tudo e vamos começar do zero!

Antes de aprender os ritmos árabes, que são importantíssimos e dificílimos, nós bailarinas temos que ter noção de pulsação e andamento.

Isso é a base para dançar dentro da música, e temos a obrigação de estar de acordo com ela o tempo todo e não só quando identificamos aquele said forte no meio dela.

Perdemos muito tempo ensinando e aprendendo as técnicas de dança, sem ensinar e saber sobre a base das métricas musicais.

Eu não tenho autoridade e nem conhecimento para usar os termos apropriados dentro deste universo da musica, mas tenho muita experiência para saber que um dos problemas mais graves da nossa classe é a falta de bom senso musical em todos os seus aspectos, justamente porque a introdução de estudos de ritmos em aulas de dança do ventre ainda é escassa.

O andamento da música existe mesmo que não haja percussão ou na ausência de sons , é aquele movimento instintivo que fazemos com o pé ou a mão para acompanhar a batida da música. É sabendo onde ele começa, que podemos evoluir em deslocamentos, giros e explorar o espaço sem sair do tempo, e melhor que isso ter a segurança que nosso pé esquerdo vai manter comunicação constante com o pé direito.

Depois disso é que os ritmos vão fazer sentido e todos os DUMs e TAKs serão absorvidos de maneira saudável e até mesmo com mais motivação, e aí vem um novo e lindo universo de exploração.

É como se antes de dançar tivéssemos que aprender a andar, e de fato é andando que se aprende a respeitar o andamento. Fica aí a dica, ponha uma música e comece a andar, e veja se seus pés estão de acordo. ....

2 comentários:

  1. É verdade, mesmo não tendo tanto conhecimento sobre música árabe sei que não é só aprender os ritmos logo de cara, é preciso sentir a música, os sons e as batidas.

    Lindo seu blog :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Natasha,

    Seja bem vinda!

    Sou muito detalhista, e demorei muito tempo para entender que a partir do básico do aprendizado era possível explorar a complexidade da música árabe.

    beijos

    ResponderExcluir