sábado, 4 de julho de 2009

Acredite, seu concorrente é seu amigo!!!!


O dia que ouvi isso de um grande administrador de empresas pensei: esse homem é doido, e definitivamente ele não conhece o meu concorrente !!!

A questão é que ele tem total razão! É claro que vocês não vão tomar cafézinho na esquina, mas o que ele quis dizer é que o fracasso do seu concorrente não implica no seu sucesso.

Ao contrário, pois se a situação dele não está boa, pode ser que não seja apenas incompetência, pois na verdade você e ele mexem com um mesmo nicho e precisam despertar no seu público o desejo pelo serviço oferecido, e se as pessoas não desejam aprender a dançar, por exemplo, não adianta ter nem meia escola de dança.

Quando abri a Aluaha, queria ser diferente de tudo que já havia visto no mercado de dança, e procurei regiões com pouca concorrência, mas fui aconselhada a realizar meu sonho em Santana mesmo, em virtude de já existir um mercado para tal.

Embora diferente, eu tenho que agradecer a Luxor, por ter aberto as portas na zona norte através das inúmeras franquias da região. O assunto virou moda, e isso contribuiu muito para a aceitação do meu novo negócio.

Não compete aqui relatar nossos diferentes métodos de trabalho, pois cada qual com sua linha, mas a questão é que o público é basicamente o mesmo, pessoas interessadas em dança do ventre, e neste quesito não dá para desejar que seu concorrente feche as portas ou que ele se lasque, pois aquelas alunas não necessariamente vão bater na sua porta.

Aliás chega a ser muita falta de competência achar que o mercado em São Paulo, ou em grandes centros, é limitado. Existem milhares de mulheres que precisam se cuidar e adorariam fazer aulas de dança, fazer bem feito é que é o grande x da questão!

O negócio é olhar no seu concorrente a inspiração para trabalhar melhor , ou seja, a concorrência serve para dar ao consumidor mais opções e com isso os serviços tem que melhorar a cada dia.

Hoje se a TIM te estressar, você pode sair correndo para VIVO ou CLARO, mas não fica sem celular porque quebrou o contrato com determinada empresa.

Ter opção de consumo faz com que a empresa tenha que prestar mais atenção no que oferece e mais que isso, cria uma necessidade continua de reciclar funcionários, estratégias, produtos, tecnologias e serviços, o que de fato não é ruim, nem para o cliente nem para o empresário.

Mas é claro que alguém vai falar, mas até mesmo para uma "escolinha" (detesto esse termo) de dança, e eu respondo: ainda mais para uma escola de dança!!!!

Nosso mercado é grande, mas é limitado, pense bem: da sua lista de contatos do celular, quantas pessoas tem disposição para encarar uma aula de dança do ventre, com frequência, com disposição para o transito da grande cidade, para entrar no clima, para dançar num espetáculo entre outros itens...
Ahhhh, fora que lazer e entretenimento é praticamente o primeiro item da lista de gastos a ser cortado caso seja necessário fazer economia ou quando se está com algum problema pessoal.

Diante disso tudo, nossas alunas ou pessoas que acompanham nosso trabalho são como ouro, e não digo isso pelos valores atribuídos a mensalidades e ingressos, mas sim por serem pessoas extremamente selecionadas dentro de uma realidade de muuuuitas mulheres.

É como achar uma pedra preciosa para aquele determinado anel, tem que encaixar perfeitamente.

Se seu concorrente anda deixando as pessoas insatisfeitas, elas podem desanimar com toda a história.....e aí não é bom nem para um e nem para o outro.

Mas concorrência desleal já é um outro assunto, gente suja que não respeita o trabalho do profissional da mesma classe só tende a deixar nosso mercado desgastado e mal visto.

Mais uma vez, o seu sucesso não vem do fracasso ou desmerecimento do próximo, mas sim do bom senso para a competência e com a paixão alheia, e neste caso a nossa querida dança do ventre.

O negócio é trabalhar melhor para despertar no nosso público o desejo positivo para com a dança, e assim garantir espaço para o sucesso de todos, e principalmente para a satisfação de quem quer apreciar a nossa arte em seus vários aspectos.

Um comentário:

  1. Oi lindona!
    Bom sou aluna, e estando do lado que procura concordo contigo. Muito. Na minha cidade acontece de ter alguns vários ambientes com DV... mas o estilo que eu gosto, só em um lugar. Onde eu faço.
    Amo meu lugarzinho, mas se de repente eu me sentisse incomodada e quisesse aprender mais..teria de me deslocar pra grande Porto Alegre!!
    Como vc disse a procura é enorme. Falta no entanto capacitação =\
    Dança existe em qualquer cafofo. Dança boa,aí não.

    *adorei as boas vindas ;)*

    bjoos!

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