quinta-feira, 10 de setembro de 2009

RESPEITÁVEL PÚBLICO ....


O Circo do bom senso chegou !!!


E hoje como atração principal eu apresento: VOCÊ, EU....... NÓS, parte da platéia amada e querida.



Não pense que só show mequetrefe que tem platéia "joselita" (sem noção).

Aquele churrasquinho na laje com dança do ventre e aquele teatro lotado com público pagante não podem não ser tão diferentes no quesito mau comportamento alheio.

Quantas vezes vou a uma apresentação, de qualquer tipo de arte, e vejo a galera que assiste dar um show de piadas desagradáveis............ Agora mesmo lembrei de um aniversário chiquérrimo em que fui dançar, a família era árabe e o aniversáriante completava 80 anos, quando entrei no salão escutei a frase poética "é hoje que o véio infarta......."

Tenho centenas de histórias que dariam mais cor a esse picadeiro, mas não quero transformar isso em piada.

O fato é que já tive que chamar a atenção de alunas e colegas e até de parentes, em meio a shows de dança, porque os mesmo acham que ali é o momento de fazer seus comentários pessoais, que são expressados na linguagem não verbal também. Quem merece aquelas caretas de namorada ciumenta e de mulheres despeitadas que vão lá para ver se sua barriga é maior que a dela ou então daquele grupo de amigos que foi fazer o happy hour ...?????

Tudo isso é a cara do desrespeito do público, esse tipo de palhaçada não é parte do show.

Arte é um momento de entretenimento, se o artista solicitar sua integração PARTICIPE, se não APRECIE.

O cinema é um exemplo a ser seguido, dar risada e se emocionar com as cenas é diferente de ficar comentando e atrapalhando o entretenimento alheio. E olha que ninguém vai sair da telona para ouvir e ver certas barbaridades, mas enquanto dançamos percebemos TUDO!

Boa educação cabe bem em qualquer ocasião!!!!! E eu sempre reforço que o exemplo parte da gente, bailarinas, alunas, parentes e amigos que podem colaborar para o espetáculo de bom gosto.

2 comentários:

  1. Oi, Aisha!

    Saiba que aprecio muito o que escreveu neste post! Você é a primeira que vejo a abordar um assunto tão importante, porém normalmente esquecido: a posição do público.

    Como bailarinas, sempre temos a preocupação em agradar ao público, inclusive a "gregos e troianos", sob o risco de sermos criticadas severamente e até termos a carreira perturbada.

    No entanto, dificilmente pensamos na conduta ética e respeitosa que este público também tem que ter para conosco (inclusive quando nós somos o público) pois, como você disse, é muito chato ouvir certos comentários desagradáveis ou se deparar com "cara-feia" de uns ou outros.

    O que queremos, sempre, é que as pessoas apreciem nossa arte e até participem dela. Caso não seja de agrado, o mais ético e humano é permanecer em silêncio. E isto deve sempre ser lembrado.

    Vou fazer um post em complemento!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Certa vez defendi uma bailarina maravilhosa no youtube por causa da falta de senso de algumas pessoas que insistiam em fazer comentários completamente sem sentido.
    Falta de ética pura!!!

    O pior foi outra vez que levei uns amigos no Alibabar e o namorado de uma amiga minha falava barbaridades das bailarinas que ali estavam dançando, considerando a dança do ventre uma maneira de erotismo. Me manifestei na hora e deixei bem claro a proposta da dança do ventre, que é uma arte rara, feita com muito amor e a posição de uma bailarina frente a seu público, que ela está ali pra mostrar sua arte e cabe ao público, seja ele leigo ou não, respeitar e apreciar.

    Estamos sujeitas a situações como essa, infelizmente!

    Aishinha que saudades de você!

    Beijos imensos!!!

    ResponderExcluir