quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A história das 2001 noites...





Sou uma contadora de histórias.........
*
Não vejo futuro sem olhar para o passado.
*
Com muito esforço estou aprendendo a encerrar os tão falados ciclos da vida, e por isso quero escrever sobre uma fase tão importante, a Aluaha.
*
Uma história regada por conquistas e que com muito orgulho estampo no peito a palavra sucesso. Meu objetivo principal era fazer vínculo com pessoas....e assim o fiz.



Para Os novos amigos blogueiros, esse é um novo capítulo, para os amigos de anos de trabalho, esse é o meu relato de carinho.

Informações técnicas:
*
Stúdio Aluaha: espaço de danças especializado na arte oriental. Localizado na Rua Paulo Gonçalves, 188 Santana, São Paulo. www.aluaha.com.br / 11- 2978-5701

Um projeto criado e desenvolvido por mim, que cresceu com apoio de muitos profissionais competentes e que depois de 6 anos, hoje, está sob nova administração.
*
Era uma vez..........uma publicitária bailarina cansada de dar aulas isoladamente em academias diversas.
Filha de pais que transformam sonhos em realidade, recebeu apoio da família para dar início ao seu próprio negócio. Com nula experiência administrativa, e com a vasta sabedoria em decoração "estilo egípcio", sua mente tinha certeza de que um pouquinho de massa corrida aqui e ali, tinta e muitos tecidos espalhados pela casa, resolveriam o problema do imóvel em questão.
Depois de 4 meses em estado de choque com a quantidade de trabalho e dinheiro para as obras chegaram reforços. A amiga e arquiteta Vivian Klump, do escritório Vita Design, assume o projeto e me mostra porque é que tendas e almofadas não resolveriam os problemas.
*
Trocamos toda a parte hidráulica e elétrica da casa, refizemos o chão (acreditem!!!), recolocamos as janelas e portas, rebocamos e pintamos a casa toda e no final até a área de esgoto se transformou em um lindo jardim.

























Como deixam claro as imagens, nada foi como o previsto, aliás aqui cabe bem um fundo musical:

"Era uma casa muito engraçada,
Não tinha teto não tinha nada,
Ninguém podia entrar nela não,
porque na casa não tinha chão...."










O nome Aluaha foi escolhido junto a um colega de palco, Hassan, quando procurava no mapa um nome de deserto. De acordo com seu pai, esse nome significa oásis em árabe. (se é verdade até hoje eu não sei, gostei tanto que segui em frente com essa opção).
Meu ideal de estúdio de dança foi a união da atividade física aliada ao bem estar das mulheres que frequentaram o espaço, por isso o nome, uma fonte de energia no meio do deserto, ou neste caso, da cidade de São Paulo.
*
Rascunhei a logomarca em meio a lua de mel. Estava sentada no Hotel, onde tudo era fonte de inspiração e comecei a rabiscar na mesa..... e nesta fase, a parceria da Ideatore agência de publicidade, e os amigos Thales e Rogério, deram o tom de arte ao interior da casa, logomarca, fotos, papel de carta e material de divulgação








Então chega o grande dia..............ops ainda não..........a reforma AINDA não acabou !!!
*
Então só depois de 7 meses em obras, meu amor ganhou cara, vida e funcionários, mas alunos que era bom não vieram tão cedo. Michelli Nahid foi a primeira profissional de dança parceira, Nasser Mohamed era responsável pelas aulas de folclóre e Henrique Malerba é até hoje nosso querido professor de Swásthia Yôga.



Como não havia sobrado centavo depois da obra e os donos da casa, neste período, decidiram mostrar o que é filha da putagem nesta vida não arcando com as despesas que eram de sua responsabilidade e me enviando um ordem de despejo, contei com o apoio de dois amigos atores que faziam o papel de recepcionistas.


Então, para Thiago Aline, Débora e Kamis , eu quero dar o troféu cumplicidade. Em meio a tantos tumultos internos numa jornada desconhecida, o primeiro emprego deles continha uma chefe-amiga que não sabia o significado da palavra hierarquia e muita confusão para acertar um formato novo de adminstração. O maior ganho de tudo isso foi a amizade belíssima que desenvolvemos mutuamente.
Parceiros da minha vida, esses meninos nunca deixaram de viver emoções comigo, mesmo após encerrarem as relações de trabalho. Obrigada Dalvinha, Dona Branca, Elzinha, e depois D. Zumira pelos anos de parceria.



Sejam bem vindas primeiras alunas, e alunos do grupo do Nasser....Sejam bem vindas as primeiras festas árabes, primeiros cursos, o primeiro mês fechado no azul e as primeiras vitórias......










2004 e 2005 são anos de muitos desafios, regados com muito trabalho.







Muitos profissionais vieram, alguns ficaram, outros seguiram e outros voltaram: Michelli, Selene, Marcela, Adriana, Simone, Maira, Fernando, Claudia, Najwa, e Luis Romero, todos parte da concretização do sonho e presentes enquanto o vizinho mal nos conhecia.




Teve drenagem linfática, teve cartomante, teve lanchonete, ensaio de grupo de dança, ensaio de grupo de teatro, faculdade de dança.........o que a gente não tinha muito era FOCO, eu ia aprendendo com as vivências do dia a dia.





E aí entram em cena duas colegas de vida que são a parte mais íntima da história. Com elas aprendi a encarar a dança com mais ambição e foco, sem perder o amor pela arte, com elas vivenciei a incrível e prazerosa experiência de ter amigas de verdade dentro do seu ambiente de trabalho.
*
Com longas conversas e muitos desafios, construimos juntas parte de nossas histórias individuais com a dança. Cada qual com seu estilo, cada qual com seus desejos, mas unidas pela amizade e pela busca por caminhos diferentes dentro do contexto árabe nacional. Para Luana Mello e Elis Pinheiro, a gratidão da maturidade em seus vários sentidos.




Sexy, charmosa e muito cheia de vida, no palco ela se destaca pela expressividade impecável, e na vida real ela é a mais pura tradução da palavra CONQUISTA, para nunca mais sair chega na Aluaha a querida Soninha, que muita gente deve ver nos festivais de dança de São Paulo.
*
Dona de um sorriso constante e de um abraço carinhoso, me inspirei na sua história de vida, onde nada......absolutamente NADA, a impediram de buscar seu sonho de dançar. Sua mensalidade era paga semanalmente com o lucro que tinha na feirinha da madrugada na 25 de março. De dez coreos de final de ano ela dançava 9, e olha que ela é uma mulher de 52 aos de idade!!! Meu anjo da guarda, aluna e minha fiel companheira de todos os dias....foi duro duro me despedir de seus olhos.




A segurança para enfrentar desafios nos palcos veio com o tempo de amizade e aprendizado com o talentoso músico Maurício Mouzayek. Incontáveis aulas que eram verdadeiros tesouros, descobri que se aprendesse a ouvir, aprenderia também a executar os passos com mais segurança.
*
Amigo de muitas horas, me viu lamentar sobre a arte e a desvalorização do mercado e com paciência despejava palavras de consolo junto com a crença de que nada justifica a desistência de um ideal.





O ano de 2005 é marcado pelas grandes conquistas, e encerramos em grande estilo com o espetáculo TPM. Tivemos muito peito para fazer uma grandiosidades daquelas. Eram 1000 pessoas presentes, música ao vivo com a Banda Oriente e Tony Mouzayek, comida árabe, patrocíneo de empresas como DOLLY, NIASI E NIELY, e a competência da equipe da Warketing Consultoria Estratégica.
*
80 integrantes produzidas no próprio dia, gratuitamente. Ou seja foi uma mega produção, que teve direção artística de Renato Haddad e Mariana Wereb. Dái para frente nunca mais fizemos algo com menos pretenção.

















E assim em 2006, a Aluaha fervia...............era gente entrando e saindo de sutiã a toda hora, ambas as salas estavam lotadas de alunas e tinha até fila de espera para se matricular em certos horários, então sendo assim vamos expandir.....
*
*
ops, de novo......Entra em cena um capítulo muito pessoal, onde a única coisa que se expandiu mesmo foi minha barriga, a espera do pequeno Victor.







Na mesma hora em que estava pronta para iniciar as obras do novo ponto, com empresa de engenharia e arquitetura a postos, ouvi uma frase da minha sábia irmã Lu: "tente não assumir dois grande projetos de uma vez". e então como uma forcinha divina, problemas jurídicos no ato da assinatura do novo aluguel me impediram de seguir em frente.
*
Em meio as transformações de menina-mulher para efetivamente me tornar mãe, foram dias e mais dias de constantes cagadas emocionais, e é claro que a Aluaha perdeu com minha ausência física e mental.
*
Encerramos o ano de 2006 com o espetáculo Sobre Sonhos e Desejos, que marca a parceria futura com a incrível fotógrafa Adelita, e também com a grife Balili, confeccionando os mais de 100 figurinos. Minha performance fica registrada como uma dança a dois, eu e o Victor (na barriga) ao som de Faddah.



















*
O ano de 2007 segue em frente com a volta da Michelli, a presença firme da Luana assumindo todos os meus horários de aulas e a Val iniciando carreira, durante o meu longo período de licença.
*
Quem ali esteve nesta fase viu um grande time, porém sem técnico, e algumas confusões ajudaram a fazer da fase de gestação, um período ainda mais difícil.
*
Não posso deixar de desfrutar e comentar do prazer que foi ter sido entrevistada pelo Jô Soares em seu programa, no mês de novembro deste ano. Um feito para qualquer artista e uma marca de superação da timidez.
*
Realizamos o "MUSAS PARA INSPIRAÇÃO". 670 pessoas no teatro da APCD, era um mundo de gente aplaudindo nosso tão merecido sucesso, e neste dia pude contar com minha primeira professora de dança na platéia, Hayat. No meio da minha dança, ao som das alunas em euforia, eu respirei fundo e tive a certeza da vitória.





O próximo ano chega com muitas quebras internas, parcerias desfeitas e uma nova mulher em mim tomou significativamente o espaço dos sonhos, fazendo a realidade bater a minha porta com uma freqüência indesejada.
*
Sou mãe, sou administradora, professora, mulher e artista, tudo em 24 horas contínuas.
Sobrou pouco tempo e paciência para atender o departamento emocional, mas ele nunca deixou se fazer presente. Os parceiros novos sofreram a frieza do meu coração por ações anteriores, mas não desistiram e fizeram uma nova vertente de força.
A Cia de Danças Aluaha leva orgulhosamente o nome da escola em eventos de dança.
*
Com muita satisfação apresento o SARAU ALUAHA, com a presença de Sami e Willian Bordokan, Claudio Kairuz e Maurício Mozayek, tocando ao vivo os mais belos sons de intrumentos tradicionais. Aquilo parecia inspiração divida, bem ali no espaço que idealizei tanta beleza......Eu, Val e Michelli dançamos um sonho.










Dentro de um corpo de novas formas e novos hormônios, a fonte de energia e motivação veio da emoção das alunas com a minha sobrevivência a tempestade.

Elas, em especial as turmas que permaneceram comigo até a minha sáida da Aluaha, foram grandes alegrias diárias e vibraram com as reconquistas. Nunca minha vocação didática fez tanto sentido........

Mais uma vez, um recomeço. A Aluaha ganha muito carinho das novas alunas e funcionárias Cris, Miriam, Bruninha, Aline V., Babi e Mari. Ganha também o forte empenho do bailarino-"recepcionisto" Ally Hauff, que não mediu esforços para laçar alunas em tempos de crise financeira mundial, e a especialista em arrumar a "casa financeira"Daniela.



Dizem que o que muda por dentro contamina o que está em volta.....Sábias palavras.....
*
Eu mudei......ou melhor, me transformei. Virei um adulto responsável por outro ser humano, e agreguei novos formatos aos meus anseios profissionais. Com todo carinho a tudo que me fez chegar até aqui, era hora de mudar.
Mas quem é que sabe a hora de parar?????? Eu não!!
*
E no espetáculo 5 SENTIDOS DE 2008, eu dancei minha última música como criadora, administradora, professora e bailarina do Stúdio Aluaha.









































































Nada sabia do futuro, a não ser que aquele era o momento de adeus à uma fase, e chorei dançando.

Na platéia, muitas pessoas queridas, e a sentida ausência de outras............


Dái para frente a história fica um pouco mais triste, são despedidas, descobertas, frustações e saudades.
*
A certeza era SABER QUE MEU PROJETO TERIA CONTINUIDADE EM NOVAS MÃOS.
Com muito respeito e admiração, convido a entrar na história duas figuras que só não foram citadas antes porque merecem destaque agora. As atuais propritárias da Aluaha, Val Tonussi e Gaby Sarah.
*
Mãe e filha, frutos da casinha de paredes amarelas. Sempre participativas, estiveram comigo quase que desde o início, e em todas as suas danças representaram o amor em família.



Vi ambas crescerem diante dos meus olhos, uma era menina, a outra era mulher. Duas bailarinas com objetivos em pró da dança e não só do seu próprio ego, fizeram sucesso em parceria a minha admistração e agora escrevem uma nova história de dança em São Paulo.
*
No dia 15/09/2009 assinei o contrato definitivo de venda da Aluaha, e com emoção deixei a escola que contabiliza mais de 2001 noite de dedicação, aventuras e amores.

*
Como toda história TEM quem ter um final feliz, eis aqui o meu:
*
Foi ótimo saber que posso materializar sonhos,
*
Foi ótimo fazer amigos,
*
Foi ótimo ensinar mais de 2000 pessoas a arte de ser feliz com seu corpo e suas escolhas,
*
Foi ótimo me sentir a bailarina da caixinha de música dos olhos de platéia tão cativante,
*
Foi ótimo estar rodeada de cores e aromas todos os dias,
*
Foi ótimo aprender com o fracasso, porque como diria um sábio amigo, o sucesso nada nos ensina,
*
Mas o melhor de tudo, é saber que estou pronta para realizar novos projetos e contar novas histórias.
********
A ALUAHA É UM LINDO CAPÍTULO DO MEU LIVRO DE DANÇA............

19 comentários:

  1. A história da Aluaha é a coisa mais linda de se ver!
    Ouvi a história da sua própria boca de quando você estava inaugurando a escola, mas não sabia a fundo os detalhes, as pessoas especiais que contribuíram MUITO para as suas 2001 noites de pura emoção.
    Me emocionei muito com o post, mais uma vez me senti como se estivesse presente em todo esse crescimento da Aluaha. E pelo que percebo, você está feliz e decidida em seguir em frente após o fim de um ciclo.
    Estarei sempre na sua plateia com os olhinhos marejados de emoção, gritando muitos “uhuls” e “linda”!!!!

    Saudades!
    Beijos,

    Mi

    ResponderExcluir
  2. Flor, Aluaha é oasis sim! Vc não xingou a mãe de ninguém no nome da escola, rssssssssss..........

    Estou (e aposto que muita gente também está) só no aguardo dos próximos sonhos e das próximas realizações!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  3. Mi Mello,

    hahahaha...eu ia mesmo perguntar a você....

    que bom saber que a Val não herdou nenhum palavrão...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Michele,

    bailarina corajosa....deveria contar aqui sobre as histórias lindas das alunas da Aluaha, assim como a sua. Mas eu iria demorar mais um mês escrevendo dia e noite..rs...

    Tive que resumir, mas não dava para não entrar em alguns detalhes, não é??
    adorei o comentário carinhoso.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Aisha...acho que não consiguo nem escrever depois de ler tudo isso...perae um pouco que vou respirar e enxugar as lágrimas...como esquecer de vc???Impossível...a melhor chefinha q tive na minha vida...aalém de amiga...comofui feliz trabalhando na Aluaha...praticamente meu primeiro emprego...a Aluaha era minha primeira casa...e pode ter certeza q um dos motivos pela minha ausencia quando me desliguei de lá é que sentia muitas saudades e sofria demais ao lembrar que lá me fazia um bem demais...dançar era a minha felicidade...ter aulas com a professora mais meiga do mundo era maravilhoso...mas todos temos que fazer escolhas um dia...e aqui estou hoje...formada e devo mto do que sou hj a vc Cris...adorooooo ontem...hj e sempre...bom naum consiguomais escrever pq naum consiguo parar de chorar...então depis escrevo mais...bjos

    ResponderExcluir
  6. Querida Dé,

    poxa....agora sou eu quem choro. Eu guardo com muito carinho todo seu esforço em me ajudar a crescer, mesmo sendo tão menina.
    Eu entendo muito a ausência, sinto na pele o que é ficar longe de lá...
    mas o importante são as memórias lindas que a gente guarda...
    amo vc...

    beijos

    ResponderExcluir
  7. flor,

    é muito bom fazer parte dessa história tão linda... amei fazer parte dessa equipe, aprendi muito, principalmente para levar pro resto da vida... mais minha melhor experiencia for ter conhecido uma amiga pareceira tão querida... uma amiga bagunceira que nem eu!rs

    hoje lendo tudo isso me emocionei muito! pq é magico cada parte da casinha, foram momentos de muito estudo... mais conheci pessoas lindas

    obrigada por ser quem é...
    nossos corações continuam unidos!

    AMO VOCÊ...

    ResponderExcluir
  8. Maira,

    Eu tava sentindo falta dos seus comentários carinhosos...

    Eu é que agradeço a credibilidade desses anos e os momentos incríveis de rizadas e trocas...

    estou com muuuuuuuuitas saudades de vc, até das caretas em sala de aula...rs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Aishinha, eu li emocionada esse post, muita coisa boa eu vivi na casinha de paredes amarelas, e agradeço tudo a você! Te amo muito e saudades das aulas com as luzes apagadas hahaha
    beeijos, Yayá

    ResponderExcluir
  10. Aisha Jalilah cuidado com os mostros que cria...
    Eu sou um...
    Veja bem:
    Eu mesma me batizei de Gal Jalilah! Você não impediu...começou como brincadeiraq e agora:

    É TARDE!

    Sempre dancei com música ou sem ela...
    com som do computador quando liga...
    com som do liquidificador
    no som do digitar
    com o caminhão de gás...
    Há cinco anos todas as músicas pra mim
    são motivos pra eu expressar a minha Dança
    do Ventre...
    Não dá pra fugir...somos mulheres especiais, diferentes. Só quem AMA está dança entende o que digo. É preciso sentir...





    "começar de novo
    e contar comigo
    vai valer a pena
    ter amanhecido
    ter me rebelado
    ter me debatido
    ter me machucado
    ter sobrevivido
    ter virado a mesa
    ter me conhecido
    ter virado o barco
    ter me socorrido
    começar de novo
    e contar comigo
    vai valer a pena
    ter amanhecido..." (Ivan Lins)

    Estou sempre aqui.

    Grande Beijo!
    Ah!Beijalilah!

    Galjalilah

    ResponderExcluir
  11. Gal,
    Que monstrinho mais lindo esse que ajudei a criar..rs...
    Adorei a poesia e ela faz um sentido imenso neste momento.

    Também sempre estarei presente....
    beijo cheio de saudades..

    ResponderExcluir
  12. Yaya,

    É um prazer saber que estive presente em parte do seu processo de amadurecimento de vida e de dança.

    Nossas aulas eram mais do que especial, eram um momento singular do meu dia e a Aluaha ganhou muito com a dedicação e participação sua e de sua família.

    Quero te ver em novos palcos e quero aplaudir muito esse talento enorme...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Aisha!!
    A história da Aluaha é linda!!
    Outubro!? Já estamos em outubro e fico imaginando como seria se vc estivesse lá, se eu estivesse fazendo aula... um espetaculo para 2009, e claro, eu com certeza, iria dançar... desde 2005 os meus finais de ano eram sempre emocionantes com a dança... e esse nao terá... quem sabe no ano que vem né!?
    Ver essas fotos e ler tudo que vc escreveu só me deixou com mais saudades!!
    E como sempre desejo muito sucesso pra vc!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Ai Katinha,
    meu final de ano tb será muito diferente....
    as vezes fico até com medo das coisas que vou sentir neste período, e já estou quaseescrevendo sobre isso....

    vamos "chorar" juntas a nova fase..

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Cris, como você escreve bem!!! Fico orgulhosa de ter vivido uma parte desta história tão linda! Sinto muito de não ter ficado por mais tempo, mas o dever vem antes do prazer... eu desejo todo o sucesso e felicidade do mundo a você em qualquer que seja o projeto..
    Sinto muita falta das nossas conversas, junto com a Fabi, Giselda e Ana Marta...
    Quando estiver por São Paulo, se tiver um tempo, me dá uma ligada... vem conhecer minha princesa!
    Beijos
    Kate

    ResponderExcluir
  16. Oi Kate,

    estou esperando até hoje a ligação para ir no chá de bebê da Giovanna..rs..

    Obrigada pelas palavras, tb adoro contar nossas histórias de sala de aula e aventuras de uma turma muito louca ...saudades de todas vcs.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Pois é.. nem rolou o chá de bebê... tempos de crise econômica, hehe... mas se vc vier aqui em casa eu faço um chá pra você..; não de bebê, pois provavelmente ela nao caberia no bule, rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Aisha

    Linda a história da Aluaha, é emocionante saber que passei por lá.
    As mudanças senpre nos assustam, mas acho que fez bem em resgastar tudo o que viveu por lá, afinal sempre será o seu sonho concretizado.
    Agora uma nova fase virá e novos sonhos se concretizarão, só estou ansiosa para ver.
    Bjs
    Li

    ResponderExcluir
  19. Aysha!!!!!!!!!

    Foi dificil conter as lágrimas !!!!

    Respirei fundo !!!!! ufa!!!!

    A saudade é grande! Mas é maravilhoso ouvir vc contar essa historia... E o melhor saber que eu fiz parte dela !!!!!

    Todas essas fotos me fizeram lembrar cada momento delicioso ao seu lado... ao lado das amigas de dança e amigas que fizemos para a vida toda !!!!

    Muuuuuitas saudades !!!!

    Muitos beijos!

    Claudinha.

    ResponderExcluir