sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sucesso...onde fica isso mesmo?!?!?!??!


Um dia li um texto, não me recordo em qual blog, sobre o que é o sucesso da bailarina de dança do ventre, se era ter escola, se era fazer show com Tony Mouzayek, viajar ao Egito, ser capa de cd, aparecer no Clone e bla bla bla...

Achei essa reflexão fantástica, e hoje vou falar sobre o sucesso.


O ocidente criou um novo oriente. Excluiu guerras, machismos, diferenças e fez das mil e uma noites o modelo base para as produções em da dança do ventre.


Fora dos países árabes atuamos em um contexto inventado e recriado constantemente na busca da identidade da dança que executamos. Escrevo isso porque ainda que seus movimentos sejam representativos da natureza e da mulher, dançamos ao som da música árabe e naquela hora somos representações da cultura em questão, assim como qualquer samba no mundo vai remeter a cultura brasileira.

O que vou escrever dói em mim também, mas de fato pouquíssimas bailarinas alcançam o sucesso profissional, oque é bem diferente do sucesso pessoal.


Este último pode ser muito bem alimentado pelas infinitas possibilidades de mídia informal, orkut, youtube, facebook, blogs, videos caseiros e tudo que pode tornar uma bailarina "famosa" em seu mundo de ilusões, e no contexto atual da dança do ventre, estamos cercadas de realizações ilusórias que tendem a desilusão como resultado final.


Sucesso profissional é ter notas acima da média nos quesitos finanças, relacionamentos, ascensão memória e objetivo.


- Finanças. Trabalhar é executar um esforço em troca de dinheiro. Para isso é bom prestar atenção quanto vale o seu esforço e se ele está senso bem recompensado.

- Relacionamentos. Nossa rede de afinidades compreende a cumplicidade dos colegas e das pessoas que estarão por perto para acompanhar o crescimento. Não estamos sozinhos em nossas jornada de trabalho, e durante o percurso vamos recebendo e doando com as conquistas humanas, que validam mais uma vez o sucesso.


- ascensão. Crescer é progredir com o tempo e acompanhar as transformações da sociedade.

- Memória. Isso é, se fazer presente na lembrança do outro. Remete que sua execução se tornou marcante e quem sabe inesquecível.


-Objetivo. É a linha de chegada da sua maratona, o marco estabelecido para seguir o trajeto. Sem ele corremos sem direção e não alcançamos lugar algum. Portanto indepedentemente do tamanho do seu desafio, estabeleça seu objetivo para saber se conseguiu realizar o que se propôs anteriormente.



Para alunas, amantes de dança a história é outra, e eu teria muito mais a escrever sobre o sucesso em suas diversas áreas, mas vou insistir que falo do profissional em dança. Depois de tudo isso, julgo que podemos dizer que atingimos o sucesso, seja ela qual for..em escolas de dança ou trabalhando com shows.





E tudo isso junto é igual a realização pessoal.
Aisha J.

3 comentários:

  1. Acho que poderia citar os nomes dos 4 maiores sucessos na dança do ventre brasileira: Lulu Sabongi (gostem ou não...), Soraia Zaied, Kahina e Mahaila. Não sei se a todas elas conseguimos aplicar os seus 5 ítens, mas elas são, na minha opinião o retrato do que é sucesso na DV. Bjocas, flor!

    ResponderExcluir
  2. Lory,

    Tenho certeza que elas se aplicam bem a essa concepção de sucesso...sou admiradora do trabalho de todos os nomes citados. Dentro do KK, quase todas as bailarinas conseguem essa projeção, são educadas ao sucesso.

    Fora de lá a coisa fica mais complexa, não por falta de oportunidade, mas por falta de educação para arte. Mas tenho outros nomes em mente que poderia citar com muita certeza....

    bjs

    ResponderExcluir
  3. direto ao ponto! parabéns pela síntese tão verdadeira!
    =]

    ResponderExcluir