terça-feira, 27 de outubro de 2009

ihhhh...deu branco!!!



Quantas vezes precisamos de uma boa idéia, ou de uma luz para criar uma coreografia, figurino, tema de espetáculo e outros itens que envolvem processos criativos e eles simplesmente não aparecem?


Assim como somos condicionados a fazer raciocíneos lógicos, deveríamos ser condicionados a exercer o raciocíneo livre, e isso não é um dom digno apenas dos publicitários e artistas renomados.

Muita gente acha que não leva jeito para a coisa, mas o fato é que trabalhar e executar a arte exige o treino constante da criatividade, e a boa notícia é que podemos sim induzir o pensamento para a criação ao invéz de ficar simplesmente esperando que ela apareça e diga olá.

Toda (boa) criação é fruto de um estudo anterior, ou seja, é embasada, tem material de suporte que preenchem a mente e dão a inspiração para novos pensamentos.

Vou citar receitas "caseiras" que sempre funcionam comigo, mas existem muitos livros que dão dicas valiosas sobre o assunto.

- o bichinho da criatividade é faminto, é bom não deixar de alimentá-lo com cores, formas, sons, aromas e palavras
- estudar muito, e condicionar o cérebro a ter espaço para novas informações
- observar TUDO a sua volta, isso um dia pode ser fonte de pesquisa. Nada passa em vão.
- procurar muita informação sobre o tema que necessita da sua criatividade, no meu caso dança, arte, teatro, música, filmes, fotos, pinturas, textos, vídeos e etc..
- falar muito com colegas, as idéias são aparecidas e adoram se mostrar para os outros.
- visitar lugares com muitas cores (lojas de tecidos, bijoux, linhas, tintas)
- se dar um presente em dias que você precisa de boas idéias, almoce ou jante em um lugar gostoso, vá ao cinema, leia um bom artigo, faça uma boa aula de dança, porque o seu prazer desperta a liberdade de raciocíneo.
- escreva. A princípio, começe escrevendo qualquer coisa....as palavras vão começar a ganhar sentido. releia. e depois escreva de novo
Bom, nem preciso falar que stress e formalidades incomodas são verdadeiras barreiras aos processos criativos....portanto viva, viva muito e deixe fluir.....





Aisha J.

3 comentários:

  1. Aishinha esse texto veio bem a calhar...to tentando montar uma coreografia e o começo saiu que foi uma beleza... mas sabe que a inspiração morreu e agora não consigo acrescentar 1 passo novo? Que fazer?
    Mas ñão desisti da coreo...tenho certeza que ela vai sair! =)

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Acho a maior frustação começar algo tão bem e de repente do nada as informações e criatividades vão embora!
    Na dança do ventre o que mais me inspira são as poucas técnicas cênicas que eu aprendi. Embora eu não transpareça muito, é o teatro que faz eu me soltar (sou tímida, só tendo afinidade com alguém pra me soltar e mesmo assim ainda continua sendo difícil). E tenho mais facilidade com as músicas árabes clássicas... Aquelas que tem uma infinidade de instrumentos, taksins, melodias, ritmos, etc.

    Beijos grandeees!!!

    ResponderExcluir
  3. boas dicas, costumo praticá-las sempre!! ainda mais casada com um músico, a troca de experiências e estímulos é fabulosa!

    ResponderExcluir