sábado, 27 de junho de 2009

DANÇA CORPOrATIVA





não era para ser aisha belly dance ??



Em meio a tantos belly isso ou belly aquilo, decidi começar um blog com um nome nada usual.


A palavra CORPORATIVO vem de corporação e segundo definição do dicionário:
cor.po.ra.çãosf (fr corporation) 1 Grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos. 2 Conjunto de indivíduos que administram negócios de interesse público. 3 Associação. 4 Congregação. 5 Econ polít Corpo de ofício. 6 Econ polít Agrupamento hierárquico e nacional dos patrões e operários de um corpo de ofício (A. Cuvillier).


Para uma pessoa apaixonada por movimento, a palavra corpo é no mínimo parte do vocabulário cotidiano e representa o nosso instrumento de viabilização do movimento, independente do tipo de dança executada. Unindo esse conceito de corpo ativo à definição de grupo de pessoas submetidas a regras ou estatutos, nasceu a idéia de escrever um blog que aborde tanto os anseios da bailarina, quanto a real situação das instituições responsáveis por ensinar as técnicas de dança e os "novos" negócios que insistem em transformar nossa arte em um mercado enlouquecido de egos.

Demorei muito para criar um blog, não porque não tinha o que dizer, mas uma porque tinha uma visão ultrapassada de que a dança mesmo era absorvida em sala de aula. Foi só trocando muitas figurinhas com minha grande amiga e bailarina, Luanna Mello, que aprendi que a dança não está mais centralizada num único espaço físico, e mais que isso, hoje ela é parte de uma linguagem sistemica, integrada com várias áreas.

Bom, no momento sou uma grande apreciadora de muitos blogs de dança do ventre e acho que há uma porção de gente mais do que competente falando sobre nossa categoria, mas quase não vejo ninguém falar de um assunto que eu vou adorar compartilhar com as amantes da dança: como administrar um negócio que na verdade é nossa paixão.

Por hora vou ressaltar que fui proprietária do Stúdio Aluaha por seis anos, um projeto criado por mim que teve início em 2001, foi concretizado em 2003 e em abril de 2009 passou para uma nova direção.

Nestes anos, aprendi na raça a diferença entre amar a arte (perfil amador) e viabilizar a arte (perfil profissional), e garanto que tenho boas figurinhas para trocar, pois venho de uma época em que ter uma franquia de escola de dança era vendida como um próspero e lucrativo negócio, ou seja, admito que acreditei nisso como verdade universal e a cada dia fui aprendendo a extrair de um negócio dos sonhos, sua parcela de realidade.

Fica aqui um convite para as pessoas interessadas em explorar mais um espaço em nosso tão amável terreno de dança, e será um prazer conhecer mais experiências de um lugar novo para mim, o universo virtual.

Sejam todos muito bem vindos ....

2 comentários:

  1. Ameiiii que agora vc tem um blog...dá pra ficar mais pertinho...mesmo que seja pela net! =p
    to acompanhando =p
    beijokassss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir