terça-feira, 30 de junho de 2009

Lulu Sabongi -1980?? eu ainda estava pensando em nascer .....



Vou começar a falar de dança, escrevendo sobre quem entende muuuuuiiiiito de dança!!

Quem quiser pode me chamar de puxa saco, mas o que é ser fã, senão expor publicamente nossa admiração aqueles que merecem, não é mesmo?!?!

Este post é uma singela declaração de respeito a uma profissional que me inspira a estudar cada vez mais, minha querida professora Lulu Sabongi.

Apesar de fazer aulas e cursos com ela desde 2002, não sei quase nada de sua vida pessoal e por isso mesmo acho que posso escrever de uma maneira imparcial, com olhar crítico e prossional.

Na verdade esse blog vai ser espaço para muitas manifestações como esta, mas essa semana uma foto da Lulu me chamou atenção, pois abaixo da mesma estava escrito o ano em que foi tirada: 1980, ou seja, no ano em que eu nasci, esta bailarina já estava fazendo história e assim escrevendo parte do meu futuro.

E como não admirar e prestigiar o trabalho de quem não poupa esforços para viabilizar conhecimento e beleza para com nossa arte querida?!?

Outro dia fiquei pensando, existem muitas formas de buscar informações para melhorar técnica, expressão, estilo e referencias, mas todas ficariam muito complexas e caríssimas se não fossem os esforços dos "difusores" em investir, aprender e repassar.

E isso é uma coisa que me encanta nas aulas da Lulu, sempre há uma novidade que me leva a um mundo de descobertas. Seu empenho em aprender constantemente facilita seu sucesso em ensinar e faz com que eu sinta que fontes infinitas de conhecimento serão sempre presente em nossos encontros.

Quando eu comecei a dançar, buscava na Internet textos e fotos que fizessem minha imaginação e paixão florescer, e sempre me deparava com um foto da Lulu ou do Khan, mas minha professora na época me dizia que tudo que vinham dos mesmos era "sinistro", então demorei muitos anos para tomar coragem e ir até o Khan el Khalili, e muitos outros anos para querer conhecer a Lulu.

Até que um dia fui assistir uma aula, e daí a surpresa ao ver aquela bailarina de tantas fotos bem na minha frente e curiosamente "menor" que eu (porque ela é mesmo miudinha). Mais espanto ainda, ao ver a simplicidade com que aquela bailarina fantástica começa suas aulas e se relaciona com suas alunas.

Tudo parecia uma pegadinha do Faustão..rs....
Vou me explicar: até o momento a dança do ventre para mim, dentro ou fora da sala de aula era um mistério rodeado de glamour e glitter, onde a simplicidade não fazia sentido.

Como boa mineirinha, olhei para tudo com desconfiança e cheguei a torcer o nariz para alguns momentos em que ela vinha perto da gente fazer correções e explicar o movimento, pois também nunca tinha vivenciado essa proximidade entre professores tão gabaritados e alunas.

Mas o fato é que ela é assim mesmo, quer a perfeição do que ensina e tem mil maneiras de explicar as coisas, que a diversidade das bailarinas que buscam o aprimoramento com ela é muito grande. E assim suas aulas foram se tornando a fonte de nutrientes necessária para meus estudos.

Muitos falam dela com carinho, mas muitos falam dela de um lugar que não tem pertinência, o de julgar uma pessoa pública de maneira feia e desrespeitosa e fico triste em ver que ainda há espaço para comentários pessoais de tal forma diante de uma personalidade tão importante para a dança do ventre mundial (porque o que essa mulher viaja trabalhando não é brincadeira).
Durante uma de suas aulas, onde haviam mais ou menos 40 bailarinas de todo o país, ela deu uma bronca na galera que ficava fazendo corpo mole e sentava ao invés de fazer exercícios, dizendo que era para todo mundo se colocar num papel real de que a bailarina de dança do ventre fica se gabando sobre seu tempo de dança, 5, 7 anos, e que em horas isso não se equiparava em nada a dedicação de qualquer outro estudante para as outras profissões, pois uma faculdade demanda de mais ou menos 6 horas diárias de aula durante 4 anos para absorver conhecimento e depois disso vinham os cursos e estágios para a colocação no mercado de trabalho.

Assim, muitas estudam uma hora e meia por semana e dizem aos 4 cantos que têm anos incontáveis de dedicação a dança. É ou não é para se pensar ?!!?!?

Sua citação ao mesmo tempo foi tão lógica e real que deixou um monte de gente se sentindo uma formiga, e eu nunca mais me esqueci da comparação. Embora nunca tenha me sentado em suas aulas, também percebi que tinha que me dedicar no mínimo muito mais.
Fica a dica para quem quer fazer bonito: hoje em dia existem uma série de profissionais que querem repassar suas duras horas de aprendizado, e na hora de escolher quem serão suas referências de estudo veja bem quem faz da dança uma "terapia" para si mesmo e quem faz da dança um universo de disseminação de conhecimento, e mais que isso, as estudantes devem saber qual seu objetivo com a dança e assim se aproximar das fontes que vão nutrir suas expectativas e não só aquelas que vão alimentar seus egos, mas esse assunto ainda vai gerar outros posts.......

E para finalizar vou citar que talvez nada do que eu escreva seja suficiente para expressar o tamanho da admiração que sinto por profissionais de tamanha competência, e que só posso agradecer por fazer parte de uma geração de bailarinas que tem muitas fontes para estudar e buscar melhorar a cada dia.

2 comentários:

  1. Oi, Cris... benvinda à blogsfera.. sucesso nessa sua página!!
    Beijos
    Catarina e Giovanna (que chega semana que vem!!!)

    ResponderExcluir
  2. "Assim, muitas estudam uma hora e meia por semana e dizem aos 4 cantos que têm anos incontáveis de dedicação a dança. É ou não é para se pensar ?!!?!?"
    Uma coisa que você falou e que é verdade puuura:

    De que adianta esses anos incontáveis de dança se a pessoa não faz por onde estudar, praticar, aprender e tirar dúvidas? Uma horinha e meia em sala de aula não conta com nada. O treino até a exaustão que faz sim toda a diferença.

    Gosto da Lulu como bailarina (ainda mais porque não tive prazer de conhecê-la ainda), a dança dela tem a personalidade dela e é muito bonita. Essa postura que ela adotou foi realmente muito admirável!

    Tô adorando o blog!

    Beijão,

    Mi

    ResponderExcluir