terça-feira, 30 de março de 2010

quanto custa a hora?


A bailarina de dança, professora ou não, é uma prestadora de serviços e portanto ganha por hora trabalhada, certo?


NÃO!


Tenho um cunhado americano, e embora sempre tenha trabalhado com comércio de produtos, ele só faz cálculos do seu salário mensal em horas, exaltando sempre que tem que otimizar seu rendimento financeiro em virtude das horas trabalhadas.


Isso me deixou curiosa pois enquanto ele sabe exatamante quanto vale seu suor, a maioria das bailarinas que conheço (incluindo eu mesma), não tem noção de quanto custa uma hora de seu trabalho.


Sabemos sim o valor da mensalidade dos cursos regulares, da aulas particulares, dos works, e até dos shows. Só que tudo é muito instável, esses valores na verdade acompanham ou competem no mercado e não traduzem os valores necessários para que nossa hora seja gratificada com o merecimento do esforço.


Li essa semana no blog da Roberta Salgueiro Yalla um post sobre a revolta dos valores, ou melhor a revolta para com as pessoas que não tem noção de valores, e assino embaixo.


Eu fico p. da vida com quem não trabalha com dança, mas cobra para se divertir e repor uma peça do seu guarda roupas. Nunca incentivei alunas a fazerem show de graça (quando não é beneficente), ou cobrar pouco por ser iniciante. Ou ela se mantinha no lugar de aluna e não fazia determinado show ou dava determinada aula, ou fazia isso como uma diversão assumida e sem compromissos coma palavra PROFISSIONAL.


Sei que a tentação é grande, o tempo todo tem gente oferecendo oportunidade para alguém que cobra barato. Mas não dá para ficar de braços cruzados e assistir de camarote a zueira da falta de dinheiro nas cuecas....


A primeira coisa a se mudar é o pensamento da própria bailarina. Depois dá para reeducar os contratantes sobre nossa real necessidade.

Afinal a gente sabe bem quão grande é o investimento em arte, portanto é fundamental saber qual é o resultado final dessa transação monetária.



Um comentário:

  1. Realmente investimos muito com aulas, dedicação, works, tempo, roupas e etc... e no mínimo algum bom retorno tem que ter!

    Não trabalho com dança e não assumo o nome de profissional, ainda mais porque falta muuuuuito pra isso. É que vejo cada absurdo por aí, que prefiro nem comentar!
    Isso é pra quem pode e não pra quem quer fazer da nossa arte um circo e não está nem aí para as consequências!

    Disciplina e bom senso acima de tudo.

    Eu particularmente fico p da vida com as pérolas, incluindo também, a falta de noção do povo perante os valores... Essas pessoas simplesmente estragam todo o esforço danado que profissionais de VERDADE lutam para manter!

    Beijinhos,

    Mi

    ResponderExcluir