sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Eu não me conformo...





Outro dia entrei numa "discussão" com uma amiga sobre dinheiro, futuro e dança e ela me disse DANÇA NÃO DÁ DINHEIRO !!! Ela é bailarina também e trabalha há muitos anos com seriedade e responsabilidade, ganha dinheiro e vive bem assim, mas estávamos falando de ter um negócio de dança como uma escola, por exemplo, e entramos nos por menores do faturamento e funcionamento da mesma.

A questão é que eu não concordo com isso e ponto!!!!
Cheguei a conclusão que se não dá dinheiro é porque a gente não ta fazendo direito, e falo com autoridade de quem já teve um negócio de dança, que já viu o sucesso e já passou pelas dificuldades..... e nesta hora tive vontade de me dar umas palmadas....

Somos ótimas em sala de aula e nos palcos, mas só isso não basta. Não acompanhamos (atenção, estou falando de quem vive de dança, e não estou generalizando, só me apoiando nos anos de trabalho e nas conversas com as colegas de dança) a tecnologia e as mudanças nas áreas de comunicação, estratégias, planejamento, RH, tecnologias e tudo que é necessário para um negócio funcionar. Ahhh, e caso não saibamos mesmo fazer determinada coisa, alegamos não ter dinheiro para investimentos em profissionais gabaritados.

E assim realmente dança não dá dinheiro.

Conheço uma profissional que colocou o investimento financeiro na frente do sonho de estar na "capa do CD" (e eu falo isso como capa de cd bellydance oriente volume 21), e pude acompanhar a abertura e desenvolvimento de seu negócio até um certo período e não a vi reclamar.

Difícil é, mas tô pra ver alguém fazer dinheiro fácil.

Temos sim que lidar com a desvalorização do artista, mas no caso do negócio de dança o que falta é o preparo, o investimento em conhecimento que não seja só abrangente a dança.

Vejo muita gente fazendo feio, mas vejo muitas bailarinas guerreiras arregaçarem as mangas, descerem da meia ponta e assumirem o papel de que não basta ser bonita e dançar bem. E foi-se o tempo em que seu marido era seu empresário e que você podia ser puramente artista, não é mesmo?!?!

Elas atendem o telefone e dão as informações, respondem os e-mails decentemente e com a urgência necessária, vão ao banco e negociam juros e investimentos com gerentes e se colocam na posição de empresárias da dança.

Que tal vencer os dragões do raciocínio lógico e colocar o dinheiro como meta no planejamento? Isso nada tem haver com ser materialista ou pensar apenas no lucro, tem haver com futuro.


Ahhh, só para finalizar, quantas vezes os serviços de dança (fora a performence e aula) não deixaram a desejar???? Eu listo um monte de exemplos em minha memória, inclusive os erros da minha própria empresa...que não foram poucos.

5 comentários:

  1. Aisha, eu escolhi não viver de dança. Não faço idéia do que é viver nessa montanha russa de indefinição. Mas percebo que, quando o orçamento aperta, a primeira coisa que a gente corta são os supérfulos. E dança, por mais que a gente ame fazer, é superfulo. A gente não precisa dela pra sobreviver. Sei também as alunas flutuam. Nem sempre estão todos os meses nas aulas. Entra 2 saem 3. Essas coisas loucas de se viver de dança. Dou o maior valor a pessoas corajosas como vc. Que encaram o desafio, investem pesado para ter retorono e acreditam que farão a diferença - e vão fazer. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aisha!

    Eu também não vivo de dança, e não sei se um dia tentarei fazer isso, mas eu sempre fico observando as professoras e donas de escola e imagino o quão difícil deve ser gerenciar um negócio só de danças. Aliás, escolas de música, teatro e qualquer outra arte sofrem do mesmo mal, que vc mencionou: desvalorização, e às vezes essa desvalorização acontece por parte dos próprios artistas, pois existem pessoas que querem sucesso e grana fáceis (em qualquer área); mas, felizmente, existem aquelas que se esforçam pra fazer uma escola legal, com um sistema de ensino sério, e não só uma tentativa de atrair mais e mais alunas. Óbvio que é necessário ter alunas para sustentar o negócio, mas dá pra fazer isso com um ensino de qualidade.

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. oi lindona!!
    Só avisando que o Arabesque mudou de endereço ^^
    http://arabesqueando.blogspot.com/
    bjoones

    Ket [o Blair é só apelido hahah]

    ResponderExcluir
  5. Aisha

    sou bióloga, atualmente doutoranda em Bioquímica pela UFRJ e escolhi ter as duas profissões para ganhar dinheiro. Não ficar rica, apenas viver bem (nunca apertada).

    Já tive vontade de largar a Ciência, mas não tive coragem porque aqui no Rio além das panelas serem fortes, não há colônia árabe ou um público interessado REALMENTE em danças árabes.

    É difícil sim ganhar dinheiro com dança, assim como arte em geral.

    Mas estamos aí na luta, né?

    ResponderExcluir